Monica Uehara
Sopa com grão de bico; Creme de feijão branco; Creme de abóboras light; Caldo verde de agrião; Sopa cremosa de abobrinhas.
Clique aqui para ver o índice com receitas de sopas, caldos e cremes.


Pessoas queridas, sempre pensei que para fazer sopa (dessas de mãe, sabe?) não era preciso receita. Até que outro dia uma pessoa (que não vou contar quem é) me pediu a receita de uma sopa de carne com legumes, então eu falei: "refoga a carne nos temperos e junta os legumes e o caldo e fecha a panela de pressão". Mas, aí a pessoa me perguntou, "quanto de cada ingrediente"?. Vixe, não sei! Pergunta difícil! Nunca medi os ingredientes para fazer sopa (e penso que a maioria das pessoas que cozinha também não mede.) Mas, existem pessoas que nunca experimentaram cozinhar e precisam saber detalhadamente como fazê-lo.
Esse "causo", me fez refletir a respeito de uma porção de coisas:
"Estou ficando velha porque estou cozinhando como minha avó (sem medir os ingredientes, "a olho")" rssss. E isso é muito bom!
"O que é simples para mim, não necessariamente é simples para os outros e vice versa."
"Tem muita gente que nunca preparou uma sopa."
"Todos temos talentos e inteligências diferentes que precisam ser respeitados. Digo isso porque a querida pessoa que me perguntou "como se faz uma sopa" é uma sumidade de inteligência, a quem eu tenho imenso respeito, mas nunca tinha experimentado preparar uma sopa. É claro que agora ela já é craque, mas teve uma primeira vez!!"

Para ver as receitas das fotos acima é só clicar nos títulos abaixo:

Caldinho de feijão branco
Sopa cremosa de abóbora light
Sopa cremosa de abobrinhas Light
Caldo verde de agrião.

Mais receitinhas de sopas:
Sopa de raviólis
Creme de couve-flor Light
Sopa Vigilantes do Peso (Zero Ponto)

10 Responses
  1. Ola'
    Adorei teu layout, muito lindo!

    No dia-a-dia também cozinho no olhômetro, principalmente quando é sopa, pois utilizo o que tem na geladeira.
    Um abraço
    Léia


  2. Fla Says:

    Nossa, eu só faço sopa de olhômetro, a não ser que seja alguma que eu pegue no site. Geralmente coloco as medidas que uso para poder postar, mas vou pegando o que tem na geladeira.
    =)
    Bjs


  3. Ana Says:

    Oi Monica!
    Vc é mto simpática,dá pra perceber lendo a sua explicação sobre sopa,parabéns por isso.
    Passei para agradecer sua visita ao meu blog.
    O seu é uma graça e já estou nele pra voltar
    sempre.
    Abraço,uma ótima tarde pra vc.


    Ana.


  4. Juliana Says:

    Monica! Nunca associei o fato de cozinhar no olhômetro a estar ficando velha... Mas não é que faz sentido?! Quando eu comecei a cozinhar achava que minha mãe era um gênio na cozinha porque ela cozinhava para 2 ou para 10, o mesmo prato sem medidas e sempre ficava igual... Nunca cozinhei para 10, mas normalmente só me preocupo com medidas na hora de fazer bolo ou coisa do tipo, de resto é no olho mesmo! Ultimamente tenho anotado as medidas que uso por causa do blog... Mas é verdade, para quem não está muito acostumado com as panelas, até a medida do sal é importante!
    Ah! E não pensa que eu esqueci teu festival - este final de semana faço, e a receita é uma sopa bem diferente, tomara que fique boa! Beijos, Ju.


  5. :)... O meu homem detesta a minha sopa, porque eu ponho tudo que tenho do frigo, não tomo nota das quantidades também :)
    beijinhos


  6. Oi Mônic, eu acho que mesmo no olhômetro, as sopas tem seus segredos, senão ficam ralas e com pouco sabor, mesmo no olhômetro se se colocar muito de um determinado ingrediente, ele vai predominar no sabor, se vc acrescentar ervas vai dar um diferencial, por isso acho que depende do tipo de sopa, senão ficam todas iguais, bjs
    Maura


  7. Olá Mo,

    Demorei mais cheguei, não uso medidas, mais acho legal para quem está começando...

    Que tenhas uma noite Feliz!!!
    1000 Beijokinhas


  8. Pessoal, eu acho muito legais sim, receitas de sopa, ainda mais as diferentes! Outro dia até vi uma receita de sopa de alho poró com gengibre no Canal El Gourmet (que eu amo!)e precisei da receita. Tenho até muitas receitas de sopas postadas aqui. Neste "causo" especificamente eu quis falar sobre aquela "sopa de mãe".


  9. Unknown Says:

    nossa esse blog..dá água na boca..uhmmmmmmm


  10. Unknown Says:

    esse blog dá água na boca...uhmmmmmmm